Motelx2011

 

A “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, co-produzido pela KotoStudios e a Filmógrafo  foi considerada a Melhor Curta de Terror Portuguesa  2011 no Festival MOTELx que teve a sessão de entrega de prémios dia 11/9 no Festival São Jorge em Lisboa.

Segundo a nota explicativa de atribuição dos prémios emitida pelo festival, o júri decidiu premiar este filme de animação “Pela narrativa imaginativa, o ponto de vista original e sensibilidade artística na ilustração da fábula de uma rapariga e da sua mãe numa sociedade preconceituosa, contada pelo vento”. O jurí foi constituído pelo realizador Frederico Serra, por Christian Hallman (membro da direção da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico) e por Tiago Matos (sound designer da Obvio Som, parceiro do MOTELx, que à ultima hora teve de substituir Nicolau Breyner).

Nesta “história de embalar” pouco infantil, os realizadores procuraram explorar os opostos (belo/feio, ternura/violência, serenidade/inquietude, amor/ódio) e “brincar” com os extremos que normalmente este género permite de uma forma despreconceituada, tendo o vento como narrador da história traumática de uma criança especial.

Segundo o realizador Nelson Martins “Ser premiado neste festival é um motivo de orgulho para nós”, uma vez que é primeira vez no género do terror para ambos os realizadores, e uma estreia que se veio a revelar auspiciosa uma vez que recebem esta distinção num dos mais importantes festivais deste género em Portugal.

A Conto do Vento continua o seu périplo por festivais sendo as próximas exibições no Adana Golden Boll Film Festival na Turquia, no Festival International de Cinéma Jeunesse Rimouski no Canadá e ainda em Outubro, no Festival Córtex em Sintra.

 

A todos os que se manifestaram e apoiaram o filme com comentários, palavras, actos ou mesmo omissões, a Kotostudios retribui com um grande OBRIGADO e votos de novas produções em breve.

  • A TUA VEZ estreia com prémio no Festival Avanca´19.
    A TUA VEZ estreia com prémio no Festival Avanca´19.
  • A TUA VEZ ESTREIA EM JULHO DE 2019.
    A TUA VEZ ESTREIA EM JULHO DE 2019.
  • Uma História da Trompa em Lisboa.
    Uma História da Trompa em Lisboa.